Eye-Tracking + various tv news + survey + theoretical framework = comparative study of the influence of visual composition!
pesquisar neste blog
posts recentes

Actualização

A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Sobre a(s) Wiki(s) !

Sobre o Eye Tracking

Bibliografia Utilizada

Plano de Contingência

Resultados Esperados / Hipóteses

Reformulação Motivações Pessoais

Melhoria do Índice

Cronograma do Projecto

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011
A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Para além de Mcluhan, também Claude Shannon e Warren Weaver realizaram alguns estudos sobre a mensagem.

Shannon e Weaver publicaram em 1949 uma teoria de comunicação denominada de “Teoria Informação”. Esta, também denominada de “Teoria Matemática da Informação” caracteriza a comunicação como sendo uma transmissão de sinais e tem como objectivos medir a quantidade de informação contida numa mensagem, bem como a capacidade do canal de comunicação para a transmissão de mensagens quer a comunicação se efectua-se entre duas máquinas, dois seres humanos ou entre uma máquina e um ser humano. Os autores conceberam o modelo matemático com vista à quantificação da transmissão de informações, evitando o carácter qualitativo destas.

 

Com origem em trabalhos de engenharia das telecomunicações (Wolf, 1985), Shannon necessitou de definir o intuito da sua obra, rompendo com a definição tradicional de informação, dissociando a questão da informação da questão do sentido. Segundo o autor,

 

“O problema fundamental das comunicações é reproduzir num determinado ponto, tão exacto quanto possível, uma mensagem originada num outro ponto. Frequentemente as mensagens contêm significado, isto é, elas referem-se ou são correlacionadas a algum sistema de entidades físicas ou conceituais. Estes aspectos semânticos da comunicação são irrelevantes ao problema de engenharia. A faceta significativa é aquela em que a mensagem real tenha sido seleccionada entre um grupo de possíveis mensagens. O sistema deverá ser projectado de modo a operar com qualquer das possíveis selecções a serem efetuadas, e não unicamente com aquela que foi realmente escolhida, posto que isto é desconhecido quando concebemos ou projectamos o sistema” (Shannon & Weaver, 1949).

 

Shannon, C. E., & Weaver, W. (1949). The Mattematical Theory of Communication. Urbana: University of Illinois.

 

Wolf, M. (1985). Teorias da Comunicação (5 ed.). Lisboa: Editorial Presença.

 

Cumprimentos,


tags: , , ,

publicado por rnmarques às 01:12

3

De carlossantos a 19 de Janeiro de 2011 às 10:48
Olá Ricardo.

O problema da alteração de nome de utilizador na wiki revelou-se bastante mais complexo do que seria de esperar. Não está esquecido mas ainda não foi possível encontrar uma solução.

Quanto à consulta da wiki não há qualquer problema visto ser um serviço público. O login apenas é necessário para ter permissões de escrita. Fazendo logout do Sapo Campus é possível aceder como qualquer utilizador sem registo no Sapo Campus.

Continuação de bom trabalho.


De rnmarques a 19 de Janeiro de 2011 às 12:21
Ola,

Obrigado pelo esclarecimento. A ser muito sincero, acho que nunca tentei aceder a nada do Sapo Campus sem estar "login". É curioso, mas é a verdade, ou o hábito. Mas com o tempo vai lá. E já agora um obrigado pela atenção e parabéns pela ferramenta ;)

Cumprimentos.


De David Quaresma a 16 de Maio de 2011 às 15:55
es um ganda bode1 não sabes nada de nada! obrigado pela informção, por causa de ti tive nega seu viado. vai mas é comer as bolas do teu pai!


Comentar post

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post