Eye-Tracking + various tv news + survey + theoretical framework = comparative study of the influence of visual composition!
pesquisar neste blog
posts recentes

Actualização

A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Sobre a(s) Wiki(s) !

Sobre o Eye Tracking

Bibliografia Utilizada

Plano de Contingência

Resultados Esperados / Hipóteses

Reformulação Motivações Pessoais

Melhoria do Índice

Cronograma do Projecto

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011
Sobre o Eye Tracking

Uma definição de Eye Tracking...

No crescente mercado dos dias de hoje é importante estudar o que é realmente relevante aos olhos do consumidor. Assim a utilização de ferramentas passíveis de aferir a comunicação entre produto e consumidor num mundo mediado cada vez mais pela tecnologia torna-se fulcral. Estas têm como principal objectivo dar resposta à questão: Que informação é percepcionada pelo consumidor?

O avanço tecnológico permite dar resposta não só a esta, mas também a uma panóplia de questões relacionadas com o que o consumidor procura no mercado e com o que atrai este.

Uma das metodologias suportadas por um enorme avanço tecnológico utilizada para realizar este tipo de estudos de mercado através do rastreio do olhar é a tecnologia Eye-Tracking. Esta teve início nos inícios dos anos 80 e 90, sendo utilizada no estudo do movimento ocular em áreas como a publicidade (Drewes & Schmidt, 2007).

Na actualidade os modernos sistemas de eye-tracking analisam o rastreamento do olhar através de infravermelhos. Devido à perfeição da esfera ocular, os LEDS de um eye-tracker fixam um ponto de reflexão sobre esta que permanece imóvel independentemente da posição do olho. Uma câmara incorporada no equipamento regista o ponto de reflexão e o centro da pupila e assim a direcção do olho é calculada a partir da distância entre estes dois pontos através de metodologias física e computacional.

O avanço que este tipo de equipamentos obteve permite que hoje em dia se possam realizar uma grande quantidade de estudos nos mais diversos ambientes. Na actualidade, a tecnologia eye-tracking pode ser levada ao interior de um carro, de um avião, ou utilizada em sistemas de videoconferência, no marketing, na publicidade, videojogos, ou mesmo a nível televisivo. Esta evolução possibilita a designers, investigadores, produtores e outras entidades a obterem produtos que satisfaçam na totalidade as necessidades do consumidor.

 

Drewes, H., & Schmidt, A. (2007). Interacting with the computer using gaze gestures. Paper presented at the INTERACT'07 Proceedings of the 11th IFIP TC 13 international conference on Human-computer interaction, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Bom trabalho a todos,

Cumprimentos.


tags: ,

publicado por rnmarques às 23:01

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post