Eye-Tracking + various tv news + survey + theoretical framework = comparative study of the influence of visual composition!
pesquisar neste blog
posts recentes

Actualização

A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Sobre a(s) Wiki(s) !

Sobre o Eye Tracking

Bibliografia Utilizada

Plano de Contingência

Resultados Esperados / Hipóteses

Reformulação Motivações Pessoais

Melhoria do Índice

Cronograma do Projecto

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Sábado, 15 de Janeiro de 2011
Reformulação Motivações Pessoais

Reorganizei o texto postado no Inicio do Semestre. Aqui fica:

 

As motivações pessoais são, dentro de todos os factores, o que mais relevo tem para a óptima realização do projecto. É importante que qualquer investigador realize investigação por ser algo que o motiva e por querer contribuir com conhecimento para a sociedade, cultura e mundo.

Mais em concreto, as motivações que estão por trás do desenvolvimento de um projecto com esta dimensão vão de encontro à escassa realização de estudos realizados na área. Existem estudos e investigação em Portugal que fazem uso do sistema de Eye Tracking, no entanto, estudos relativos a informação noticiosa em contextos televisivos são escassos e “abrem” a hipótese de se poder explorar e obter conhecimento novo sobre a temática.

A realização deste estudo de caso, no qual se pretende saber como é que uma mesma notícia que possui composições visuais cénicas diferentes pode influenciar a partição da atenção visual, auditiva e o processamento desta é algo que desperta um enorme interesse e curiosidade.

Nós enquanto espectadores televisivos, certamente já mudámos alguma vez a nossa preferência quanto ao canal televisivo, para a visualização do noticiário. No entanto, são várias as questões que surgem se pensarmos dar resposta a essa mudança: “Qual o motivo que está por detrás dessa mudança?”; “Em que diferem os telejornais na apresentação do programa de informação televisivo?”; “Que diferenças existem nos elementos gráficos apresentados por cada estação televisiva?”; “Qual a informação (visual e auditiva) que mais desperta atenção do telespectador?”; “O que atrai o telespectador na visualização do noticiário?”.

Estas são algumas, entre muitas outras questões, que se transformam em motivos pessoais para a realização deste projecto.

A investigação neste contexto é deveras aliciante, tanto pela utilização da tecnologia Eye Tracking, que para além de recente é uma poderosa ferramenta que já incorpora vários estudos, como pelo contexto noticioso em televisão, uma vez que faz parte do quotidiano da sociedade a nível mundial.
tags: ,

publicado por rnmarques às 05:19

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post