Eye-Tracking + various tv news + survey + theoretical framework = comparative study of the influence of visual composition!
pesquisar neste blog
posts recentes

Actualização

A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Sobre a(s) Wiki(s) !

Sobre o Eye Tracking

Bibliografia Utilizada

Plano de Contingência

Resultados Esperados / Hipóteses

Reformulação Motivações Pessoais

Melhoria do Índice

Cronograma do Projecto

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010
Modelo Comunicativo e Modelo de Lasswell

Olá a todos.

 

Hoje como escrevi no título do post, irei deixar algumas palavras sobre o modelo comunicativo e o modelo de Lasswell, dois modelos importantes no estudo das teorias da comunicação. Quanto ao plano de investigação, já está praticamente finalizado o modelo de análise. Postarei este ainda hoje, ou amanhã.

  

 

Sobre o modelo comunicativo

 


O modelo comunicativo tem como suporte a teoria behaviorista, uma vez que tem como objecto de estudo, o comportamento humano.

O modelo passa por decompor o comportamento nas suas unidades mais básicas, ou seja, o estímulo e a resposta.

O estímulo é “condição primária do comportamento”, traduzindo-se no impacto que o exterior tem no individuo, e “agente” da resposta, ou seja, a reacção do individuo ao exterior.

A teoria behaviorista partilha com o modelo comunicativo os comportamentos esperados, face á propaganda da época, daí a estrita relação entre a teoria e o modelo.

 

 

O Modelo de Lasswell

 

O modelo de Lasswell propõe estudar o processo de comunicação afirmando que todo o acto de comunicar é explicado com base na resposta às questões “quem”, “diz o que”, “através de que canal”, “com que efeito?”.

 

“Qualquer uma destas variáveis define e organiza um setor específico da pesquisa: a primeira caracteriza o estudo dos emissores, ou seja, a análise do controle sobre o que é difundido. Quem, por sua vez, estudar a segunda variável, elabora a análise do conteúdo das mensagens, enquanto o estudo da terceira variável dá lugar à análise dos meios. Análises da audiência e dos efeitos definem os restantes setores de investigação sobre os processos comunicativos de massa” (Wolf, 1985), p.p. 30-31.

 

Na sua teoria, Lasswell desenvolveu três premissas que lhe confeririam um carácter directo e assimétrico, no qual o emissor produziria um estímulo ao qual a massa reagiria. Toda a comunicação realizada seria intencional e produzida intencionalmente para causar efeito. As premissas definidas pelo autor caracterizam ainda os papéis do emissor e receptor como isolados.

 

“O esquema de Lasswell organizou a communication research, que começava a aparecer, em torno de dois dos seus temas centrais e de maior duração – a análise dos efeitos e a análise dos conteúdos – e, ao mesmo tempo, individualizou os outros sectores de desenvolvimento da matéria, sobretudo a control analysis. Se, por um lado, o esquema revela abertamente o período em que nasceu e os interesses cognoscitivos em relação aos quais foi elaborado, surpreende, por outro lado, a sua duração, a sua sobrevivência, por vezes ainda efectiva, como esquema analítico «adequado» a uma pesquisa que se desenvolveu largamente em oposição à teoria hipodérmica de que é devedor” (Wolf, 1985), p. 31.

 

 

 

 

Boas leituras, Boa Escrita e  Bons Posts ;)


tags: , , , , ,

publicado por rnmarques às 22:18

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post