Eye-Tracking + various tv news + survey + theoretical framework = comparative study of the influence of visual composition!
pesquisar neste blog
posts recentes

Actualização

A "Mensagem" (Shannon & Weaver)

Sobre a(s) Wiki(s) !

Sobre o Eye Tracking

Bibliografia Utilizada

Plano de Contingência

Resultados Esperados / Hipóteses

Reformulação Motivações Pessoais

Melhoria do Índice

Cronograma do Projecto

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
How B|P Researched Spore


 

- O problema

 

 

“How did we test the game?”

 

Após a análise da Bolt | Pepers concluí que a problemática estava no método utilizado para avaliação do comportamento dos participantes de jogo tendo por base a pesquisa qualitativa. Era necessário avaliar os jogadores sem fazer uso de um método muito intrusivo e procurar que estes falassem o que não iriam dizer caso a auto-avaliação da experiência se realizasse em grupo.


 

 

- Metodologia normalmente utilizada:

 

O método normalmente utilizado para avaliação de grupos é o Focus Groups. Este caracteriza-se por envolver a partilha progressiva e a clarificação dos pontos de vista e ideias dos participantes, tendo maior interesse na análise de domínios que levantam opiniões divergentes ou que envolvem questões complexas que precisam de ser exploradas em maior detalhe.

Por norma a análise de grupos utilizando este método, envolve um grupo homogéneo, onde a interacção é moderada por um avaliador ou investigador que coordena os tópicos e questões de discussão.

O objectivo deste método passa por reunir os diferentes parceiros de um projecto (gestores, técnicos, beneficiários dos serviço, entre outros) de modo a recolher uma vasta quantidade de informação qualitativa num espaço de tempo curto.

O moderador no decorrer da participação do utilizador, vai tirando notas dos mais variados aspecto inerentes ao comportamento deste, para posteriormente realizar análise dos dados recolhidos.

 

 

 

- Problemas nessa metodologia:

 

A metodologia Focus Groups, acaba por ser intrusiva. Deste modo, esta poderá inibir opiniões pessoais mais verdadeiras que poderão ser relevantes para a investigação. Outra desvantagem vai de encontro com o carácter demorado e subjectivo para a interpretação dos dados. Embora esta metodologia permita um estudo aprofundado devido ao número reduzido da amostra de participantes (6 a 8 participantes), este aspecto acaba por ser uma desvantagem, por não ser aconselhável aplicar o método a amostras maiores. Por último, outra desvantagem é o desafio de gerir o grupo de uma forma, simultaneamente, discreta (sem impor opinião própria) e, ao mesmo tempo, sem perder o controlo do focus group.

 

 

 

- Nova abordagem metodológica

 

A nova metodologia utilizada, denomina-se de SNERD (Simulated Native Environment Research Division), esta vai de encontro à criação de uma ambiente aliciante a um jogador, onde o conforto é bem maior do que o utilizado na metodologia “tradicional”. Esta metodologia procura dar ao participante um local próprio deste, onde não possa haver quaisquer outras intervenções exteriores provenientes de outros participantes ou investigadores que possam distrair este.

 

O tempo disponível de experiência do participante é mais alargado, o que possibilita ao investigador obter uma maior quantidade de dados fiáveis, uma vez que o participante está desprovido de pressões ou limites. Este facto dará ao participante uma maior liberdade para poder falar e expressar as suas opiniões do que vai realizando.

 


tags: , , , ,

publicado por rnmarques às 10:47

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post